segunda-feira, 7 de setembro de 2015



Hoje venho falar do livro de Jostein Gaarder. O Mundo de Sofia. 1991.
 As palavras que escreverei aqui não expressam nem a metade do que eu senti ao decorrer da leitura desse livro. Vamos à "sinopse".
                      Por meio de um romance Jostein Gaarder conta a história da Filosofia. 
 Tudo inicia quando Sofia Amundsen começa a receber bilhetes postais estranhos de um desconhecido. Perguntas um tanto estranhas como "Quem é você?" "De onde vem o mundo?". Os bilhetes são mandados do Líbano, por um major, para um garota chamada Hilde.
  O "mistério dos bilhetes" é o ponto de partida para a incrível história do mundo de Sofia.

Em diversos pontos do livro eu parei e fiquei pensando no que sou, no que somos. Estamos num planeta numa galáxia extremamente gigante. O que somos ? O que acontecerá quando morrermos ? Perguntas que ninguém nunca respondeu com provas concretas e que ficam pulsando, não sei na sua, mas na minha mente. Não sei o que escrever, porém, senti a necessidade de deixar esta lembrança aqui. Vivo num mundo utópico. Ou não vivo? 
                          
       Uma frase do livro que tomei para a vida:
"Somos um grande barco navegando ao redor de um sol incandescente no universo. Mas cada um de nós é um barco em si mesmo, um barco carregado de genes navegando pela vida. Se conseguirmos levar esta carga ao porto mais próximo, nossa vida não terá mais sido em vão." 
- O Mundo De Sofia

  Enfim, deixo para vocês minha indicação de um livro que com certeza lerei mais e mais vezes. E talvez nunca consiga entende-lo. Parto daqui para "O Mundo de Larissa".




2 comentários:

  1. Larissinha! Hoje acessando meu perfil no Google seu blog pulou na tela. Continue com esse exercício ótimo de relatar um pouquinho dos livros que nos transformam. Eu tinha 18 anos quando li este livro e a sensação que tive foi a mesma. Ele simplesmente abre. Ele não traz respostas mas abre milhões de possibilidades e para questionarmos nosso lugar no mundo. Um abração!

    ResponderExcluir